segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Maravilhas espirituais

Encontro-me a ler a história real de Filipe e o Etíope. E fico maravilhada com tantos pormenores espiritualmente belos da história.

Só Deus, só o Espírito para fazer com que as coisas se desenrolem dessa forma.

Filipe recebe uma ordem de um anjo para ir a um lugar bem distante de onde se encontrava. Fazer o quê? Não sabia.

Mas foi, sem questionar a razão, sem planear.

Encontrou pelo caminho um alto funcionário da Rainha da Etiópia. Será que quando ele viu o carro teve logo consciência de que a ordem que Deus lhe tinha dado tinha a ver com aquelas pessoas? Talvez não. Não sabemos.

Mas mais uma vez “O Espírito Santo disse a Filipe…” (At 8:29 a)

E Deu-lhe uma ordem clara: “Vai e caminha ao lado do carro.” (vs 29b)

Filipe obedeceu. E lá estava, o Eunuco lendo um texto em voz alta, sem compreender o que lia. E Filipe apenas lhe fez uma pergunta.

Surgiu um convite: “E pediu a Filipe que entrasse no carro e se sentasse ao seu lado.”

E assim Filipe fez, e teve oportunidade de apenas responder às dúvidas do Eunuco, ao ponto que o Eunuco se converteu e foi baptizado, mais uma vez a pedido deste.

Engraçado que Filipe nada forçou. Foi apenas enviado pelo Espírito para responder às questões daquele coração que buscava a Deus, que lia a Palavra mas não entendia.

Filipe foi dirigido pelo Espírito, simplesmente. Sem planos, sem objectivos, sem métodos lógicos, sem parcerias, sem nada. Sozinho. Ele e Deus.

E depois de tudo isso, foi levado pelo Espírito para um lugar bem longe. Corporalmente. Deu por ele estava noutro lugar. E, a caminho de Cesareia, ia anunciando o Reino de Deus.

Quanto mais leio estes textos, mais o meu coração vibra por Deus. Mais eu desejo viver assim, sem planos, sem métodos, sem coisas dessas que me aborrecem profundamente, pois sinto que são HUMANAS. Ser simplesmente dirigida pelo Espírito, mover-me n’Ele, falar n’Ele, viver o meu dia-a-dia n’Ele.

E Ele me dirigirá, ainda que sem lógica humana. E eu quero estar disposta. Ainda que Ele me diga: “Vai neste momento até à Checoslováquia, à boleia, e quando chegares lá eu logo te mostrarei o que fazer.”

E alguns estarão a pensar neste momento: “Coitada da rapariga, não sabe que a Checoslováquia já não existe. Agora tem outro nome.”

Pois é, irmãos, é para estas coisas que olhamos. Não para o chamado de Deus, não para a Sua voz, não para a Sua vontade mas para aquilo que nós achamos que é prioritário, que faz falta, que é assim que deve ser.

Onde está a orientação ilógica do Espírito?

Eu quero vivê-la. E já a vi sobre nós, PGV.

E depois de ler este texto, eu simplesmente orei:

“Pai, que simplesmente me uses da forma simples como usaste Filipe. Que não seja eu a querer fazer as coisas, mas que Tu me movas no Teu Espírito, como alguém que se deixa ir na corrente, não sabendo onde ela vai parar. Que me coloques no caminho de quem tu quiseres e dirijas todas as coisas.”

E o engraçado é que nesse próprio dia, eu sou contactada por alguém que me faz perguntas. E passado umas horas eu sorri, pensando no que tinha acontecido. Deus tinha respondido à minha oração. Simplesmente.

Eu amo este Deus, amo este Pai, amo este Espírito Santo que é real, que é sobrenatural, que flui e nos permite fluir n’Ele.

Que tu, meu querido irmão, possas mover-Te n’Ele. Em amor, em santidade, em paixão, em adoração.

Que eu possa amá-Lo cada vez mais.

Eis-me aqui. Prostrada diante de Ti.

11 comentários:

Andrea disse...

Querida mana, gostei muito de te ler!
Gostei dos teus pensamentos aqui escritos e da palavra forte do nosso Deus.
Gostei de ler como Deus também te usou e mostrou na prática como são as coisas do Espirito, e sorri ao ler acerca da orientação ilógica do Espirito sobre a PGV.

O Homem tenta racionalizar todas as coisas, até Deus, e esquece que o seu raciocinio, apesar de ter sido um ser criado à semelhança do próprio Deus, é limitado e deturpado pelo pecado.

Viver no Espirito Santo não é entender para amar, é amar sem entender! Isso sim, é um voto de confiança naquele que É!

Maninha, acredita que encanta-me muito aperceber-me da tua sensibilidade espiritual, admiro tanto, mas tanto, o que Deus está a fazer em ti. O teu ser está cada dia mais entregue, sinto como tu te negas em tantas coisas que te são dificeis por amor a Ele.
A tua vida edifica-me e motiva-me.

Obrigada mana por estares sempre por perto, sendo usada nas mãos do Senhor, para me falar "Continua" no meu ouvido.

Da tua mana até à eternidade!

Marlene Maravilha disse...

Eu tambem quero viver desta maneira, sendo guiada pelo Espírito Santo de Deus e assim não ter medo de errar. Aliás, não há tempo para erros.
Caminhemos sem temor e com amor!
beijos para todos deste projeto Geração Viva!

Timor disse...

Ora, ora, sem rodeios, quem ainda não ouviu o Espírito falar desta forma, (sai, vai, pára, faz, fala, cala-te, etc.), é porque vive uma vida de igreja, religiosidade por outras palavras, e pensa que Deus só falava no passado, agora é mudo, mas eu penso que o homem é môco das orelhas, só ouve o que lhe interessa.
Vamos prá frente mana que o Espírito nos conduza…

Paula disse...

Timor... gostei dessa: "O homem é mouco das orelhas" hihi e é verdade... a Bíblia fala em coração endurecido mas engraçado que como acréscimo vêm umas orelhas endurecidas, que não ouvem. Quem tem ouvidos para ouvir ouça o que o Espírito diz à Igreja. O mal é que muitas vezes nem acreditamos que o Espírito fala à Igreja... achamos que já tá tudo dito... nem imaginamos o que perdemos com isso...

Um abraço e que o Espírito te conduza cada vez mais!

Joel disse...

Giro que li essa passagem ontem...hehe...e lá vamos nós viajando por Actos...né?? hehe...nao é por acaso.Ainda ontem orei a Deus para que Ele levante uma geração que viva "Actos", que nós vivamos "Actos"!Tudo o que tenho lido basicamente se tem resumido a estar cheio do Espírito e o agir nisso mesmo, cheio do Espírito.

Abraço a todos, maninhos do meu coração!! Love u all!

Paula disse...

Olá mana, obrigada pelas tuas palavras, mais uma vez. Elas são sempre especiais para mim por dois motivos: porque eu tenho-te bem guardada no meu coração e porque elas trazem frescura do alto. Essas duas coisas juntas fazem um efeito muito bom. *sorrisos* Estou de acordo com as tuas palavras e te digo: vamos em frente, vivendo os caminhos do Espírito! Vamos chegar ao fim das nossas vidas com um sentimento muito bom de termos começado a experimentar o Paizinho nesta terra, e poder contemplar o Seu coração e as obras das Suas mãos.
Um abraço de quem ama a abençoada!

Olá Marlene, eu sinto que tu tb vives desta forma. Não há quem viva e passe desapercebido. E é bom ver isso. Beijos portugueses.

Joelinho, é mesmo... viajando, lendo, imaginando e ouvindo o mesmo Espírito que é a personagem principal de Atos. Já pensaste bem que o Espírito é o mesmo que habita em nós?... Sabes, tb creio nessa geração e alegra-me que ores por ela tb. Um beijinho grande

Marlene Maravilha disse...

Passei para deixar o meu amor, o meu beijo e profetizar as bençãos do Senhor sobre a vida da Andrea, Paula e a todos do blog!
do Brasil,

Paula disse...

Olá Marlene, bem vinda mais uma vez ao nosso cantinho, que é virtual mas onde se sente o amor de uma forma real, como por exemplo, agora o teu! Obrigada pelas bênçãos, elas são-nos muito necessárias!
Um abraço e obrigada pelo teu coração!

Júnior disse...

Boas Malta!Estou a espera da resposta da câmara de Castro Marim, ja enviamos a carta.
Abraços...

Paula disse...

Que bom Júnior... aguardamos mais informações e estamos orando pelo dia, que cremos já estar bem preparadinho pelo Senhor.
Um abraço

Andrea disse...

Marlene quero deixar-te um beijo especial e dizer-te que concordo com a Paula, sente-se tanto o teu amor, parece que estás mesmo aqui ao nosso lado. Obrigada querida por seres uma ponte que Deus levanta intercedendo por nós.

Júnior, continuamos na caminhada rumo ao dia 03. O programa de Deus vai acontecer. Um abraço grande!

Beijo para a minha mana amada, que eu amo abraçar e mimar, e que é um braço amigo muito forte na minha vida!

Beijo ao meu irmaozinho Joel que é um doce de pessoa e um exemplo de perseverança e coragem.

Beijo ao meu amado marido que partilha o mesmo coração que eu e que é uma estrutura forte de Deus dentro de mim!

Beijo ao meu Senhor por todas estas pessoas que fazem parte da minha vida, e por Ele ser A minha própria Vida!